DEPOIMENTO DE JOSÉ SOMMER RIBEIRO

 


Conheci António Conceição Júnior em 1978 quando se estabeleceram os primeiros contactos para a realização da Quinzena de Macau que viria a ter a colaboração da Fundação Calouste Gulbenkian. Desde logo admirei as suas qualidades criativas e de organização.


A partir dessa data, tive o prazer de trabalhar inúmeras vezes com António Conceição Júnior. Tem sido quase vinte anos de uma colaboração intensa e dessa colaboração quero apenas assinalar as iniciativas que julgo fundamentais.


Em 1980 comissariou a magnífica exposição Macau 400 Anos de Oriente integrada na I Quinzena de Macau em Lisboa, de que foi também Presidente da Comissão Executiva.


Em 1987 propôs e realizou o Ciclo de Exposições Últimos Cem Anos da Pintura Portuguesa, um projecto extramamente ambicioso,mas que levou a cabo com enorme êxito. Conseguiu reunir na Galeria do Leal Senado de Macau obras de inestimável valor, e que deram uma panorâmica do que foi a pintura portuguesa nesses cem anos. Pena foi que Portugal não se tivesse aproveitado dessa ocasião para repetir esse Ciclo, pois nunca foi realizado um projecto semelhante.


Em 1988 tive contactos mais frequentes com António Conceição Júnior, quando foi nomeado pelo Governador de Macau para dirigir o Gabinete do Complexo Cultural de Macau, lugar que ocupou até ao último dia de 1991. O programa por ele concebido, que tive a oportunidade de acompanhar, era extremamente completo e, mais uma vez, o seu autor punha à prova as suas grandes qualidades criativas.


Colaborei ainda com António Conceição Júnior na organização e montagem de diversas exposições, como por exemplo as de Vieira da Silva, Costa Pinheiro e João Cutileiro, e tive ocasião de verificar a sua capacidade para trabalhar em equipa.


Como já afirmei, a sua criatividade é inesgotável, o que o tornou uma personalidade multifacetada. Os campos que abrange são inúmeros: design, pintura, gravura, medalhística, numismática, artes gráficas, decoração, fotografia, moda, coreografia e cenografia.


José Sommer Ribeiro

Director do Centro de Arte Moderna (aposentado)

Director do Museu Arpad Szenes e Vieira da Silva


VOLTAR

Comentários

Mensagens populares